Associação Brasileira de Orgânicos

Associação

Quem Somos

A BRASILBIO - Associação Brasileira de Orgânicos - surgiu a partir da necessidade de ter- se um interlocutor junto às instituições da instância federal de governo e fornecer o retorno necessário para construção e implementação das políticas públicas do setor, representando os produtores e processadores de orgânicos brasileiros, bem como todos os interessados em defender o movimento orgânico. Com esse propósito na Feira Internacional de Orgânicos de Nuremberg, Alemanha, um grupo de produtores e processadores de orgânicos brasileiros, estimulados pela APEX, MAPA, MDA, SEBRAE e outros órgãos de fomento, debateram alternativas para atender esse anseio, o que levou à criação da Brasilbio no memorável 20 de fevereiro de 2004.

Atualmente, a Brasilbio tem voz ativa na interlocução do setor orgânico com o Governo Federal através do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), com duas cadeiras na Câmara Setorial de Produção Orgânica, interagindo também com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Secretaria-Geral da Presidência da República, Apex, SEBRAE, além de outros importantes órgãos e empresas do setor.

Com o intuito de fomentar o mercado e a promoção do setor, foi criada a Bio Brazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que acontece no Parque Ibirapuera em São Paulo, alcançando crescente sucesso nas edições 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. A BIO BRAZIL FAIR, evento promovido pela BRASILBIO juntamente com seus parceiros e associados, acontece no maior portal econômico da América Latina - São Paulo e em suas edições anuais tem contado com número expressivo de expositores e visitantes, além de profissionais dos diversos estados brasileiros e de países como Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha, Estados Unidos, França, Japão e África do Sul. Na edição de julho de 2009 contamos com a presença na cerimônia de abertura do excelentíssimo senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes e do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Além do Governador do estado de São Paulo, José Serra, Prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab, Senadores Suplicy e Romeu Tuma e o Presidente da CNA - Confederação Nacional da Agricultura Fabio Meirelles Filho, entre outros, respaldando a credibilidade e reconhecimento da Feira.

Além da BIO BRAZIL FAIR, a BRASILBIO possui diversos projetos como a Casa de Lavoura Orgânica, Recuperação de Áreas Alteradas com Agrofloresta Orgânica na propriedade Trono da Lua, de elaboração da Universidade Orgânica, da Cooperativa de Crédito Orgânica, entre outros. Em nível internacional, a Brasilbio estabeleceu a parceira com a FederBio - Federação Italiana de Agricultura Biológica e Biodinâmica no intuito de intercambio de conhecimentos, treinamentos, promoção da agricultura orgânica e familiar, criação de projetos de desenvolvimento conjuntos, cooperação técnica nas questões regulatórias e de barreiras comerciais. O objetivo geral é desenvolver mecanismos para facilitar a troca das melhores práticas entre os dois países, promovendo a integração.

Associação Brasileira de Orgânicos - BRASILBIO

Fone: +55 (16) 3722-5555
Rua Voluntários da Franca, 1950 - Sala 1
CEP: 14400-490

Site desenvolvido por: Pictore Agência Digital